Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde da ESPDF Modalidade Mestrado Acadêmico

História

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS é uma fundação de direito público, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), criada pela Lei nº 2.676, de 12 de janeiro de 2001. Caracteriza-se como uma instituição pluridisciplinar e multiprofissional de formação de quadros profissionais na área da saúde de nível básico, técnico, superior, de extensão, pós-graduação e de pesquisa.

A FEPECS constitui-se em entidade mantenedora do complexo educacional composto pela Escola Superior de Ciências para a Saúde (ESCS), Escola Técnica de Brasília (ETESB) e Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). A este complexo educacional cabe a responsabilidade de ampliar a integração entre os serviços da SES-DF e o campo de ensino-pesquisa-extensão, de forma a consolidar, no Distrito Federal, um amplo Sistema Saúde-Escola. Sua missão é fomentar a formação e o desenvolvimento de pessoas, a gestão de conhecimento, a pesquisa e a inovação tecnológica, conforme as políticas públicas de saúde para qualificação dos profissionais inseridos nos serviços de saúde do SUS, extensíveis a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).

A ESCS, instituição mantida pela FEPECS, foi criada por meio do Decreto No 22.074, de 11 de abril de 2001. A Portaria nº 314, de 2001, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), credenciou a ESCS e autorizou o funcionamento do Curso de Graduação em Medicina. Em 2008, foi autorizada a criação do curso de Graduação em Enfermagem, pela Portaria nº 195 de 2008, da SEDF.

A ESCS vem se destacando no ensino da Medicina e Enfermagem pelo currículo integrado ao serviço, as metodologias ativas de ensino aprendizagem, com a centralização no estudante e no paciente e a orientação à formação de profissionais de saúde críticos, reflexivos, engajados e com capacidade de intervir sobre os problemas de saúde da comunidade.

O corpo docente da ESCS é constituído por profissionais cedidos da rede de serviços públicos de saúde do DF, com vínculo estatutário, com carga horária semanal de trabalho de quarenta horas (40h), sendo que metade desta carga horária (20h) é dedicada à docência nos referidos cursos e na pós-graduação da ESCS.

Com a consolidação dos cursos de graduação da ESCS, a instituição do PPGCS/ESCS com curso de Mestrado Acadêmico tornou-se objetivo fundamental do Plano de Desenvolvimento Institucional da ESCS. Nesse sentido, ações no sentido de fortalecer a pesquisa, inovação tecnológica e pós-graduação institucionais foram implementadas, sendo uma dessas ações o fortalecimento de Programa de Iniciação Científica (PIC) da ESCS/FEPECS, do qual atualmente participam aproximadamente 20% do total de estudantes matriculados nos cursos de graduação.

Além disso, para capacitação do corpo docente da ESCS em atividades de pesquisa e pós-graduação, foram instituídas parcerias interinstitucionais com IES nacionais e internacionais que incluiram o Curso de Mestrado em Educação de Profissionais na Saúde (Master of Health Professions Education – MHPE) com a School of Health Professions Education da Universidade de Maastricht (Holanda), o Mestrado Interinstitucional (MINTER) em convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP – Botucatu), o Programa de Formação de Educação das Profissões de Saúde (ProFEPS) com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, mais recentemente, o Doutorado Interinstitucional, tendo a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde (PPGCS/FS/UnB), como instituição promotora, e a ESCS, como instituição receptora, aprovado pela CAPES em 2014.

No que se refere ao Governo do Distrito Federal (GDF), o Primeiro Plano Distrital de Educação (PDE), aprovado durante a Conferência Distrital de Educação realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2014, propôs ações para uma nova estruturação do ensino superior distrital que busca enfrentar o quadro adverso da pós-graduação na educação superior pública distrital que destoa do cenário nacional, pois a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação na educação superior pública por entidades pertencentes ao GDF ainda é muito inferior à média brasileira. Entre essas ações destacam-se (1) a elevação da qualidade da educação superior do DF por meio da ampliação da atuação de mestres e doutores do corpo docente nas IES públicas do DF, estando previstas como estratégias: a instituição de programas de mestrado e doutorado por IES distritais, a instituição de Projetos de MINTER e DINTER com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a instituição de política de pessoal que assegure a docência/assistência, a formação em stricto sensu, a vinculação aos cenários de aprendizagem e às funções docente/pesquisador, docente/convidado e docente/substituto na universidade distrital, e (2) a elevação gradual do número de matriculados na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação de 4 doutores por mil habitantes no DF, estando previstas como estratégias: a instituição de programas de pós-graduação próprios em IES públicas do DF, a ampliação do investimento em pesquisa, iniciação científica e tecnológica com o aumento da capacidade de fomento da FAP-DF e foco no desenvolvimento das vocações econômicas do Distrito Federal, o estímulo a pesquisa e a extensão, aplicadas no âmbito do sistema próprio do DF, com a participação da FAP-DF, de modo a incrementar a inovação, a produção e o registro de patentes para o desenvolvimento social do DF e da RIDE-DF, que o circunda.

A partir dos grupos de pesquisa originados das atividades de iniciação científica e de pesquisas de pós-graduação com orientações de mestrandos do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da FEPECS (MPCS/FEPECS) e de residentes dos Programas de Residência da SES-DF e com a finalidade de reunir uma massa crítica de docentes de diversos campos do conhecimento de modo a desenvolver um programa de pós-graduação com foco nas Ciências da Saúde pautado no trabalho coordenado e partilhado por vários ramos do saber, de forma integrada e convergente, foi constituído o PPGCS/ESCS, que é parte importante do projeto de desenvolvimento institucional da ESCS.

O corpo docente do PPGCS/ESCS compreende 12 docentes permanentes (Ana Lúcia Ribeiro Salomon Zaban, Alfredo Nicodemos da Cruz Santana, Aline Mizusaki Imoto, Fábio Ferreira Amorim, José Carlos Quinaglia e Silva, Laércio Lima Luz, Leila Bernarda Donato Gottems, Luiz Sérgio Fernandes de Carvalho, Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, Natália Correa Vieira de Melo, Osório Luis Rangel de Almeida e Vinicius Zacarias Maldaner da Silva) e 3 docentes colaboradores (Ana Maria Costa, Carmélia Matos Santiago Reis e Eliana Mendonça Vilar Trindade), sendo 8 médicos, 3 fisioterapeutas, 1 enfermeira, 1 farmacêutico-bioquímico, 1 psicólogo e 1 nutricionista, que possuem doutoramento em Administração, Ciências da Saúde, Ciências Médicas, Nefrologia, Nutrição Humana, Ciências e Tecnologias em Saúde, Saúde Pública e Meio Ambiente, Medicina Interna e Terapêutica, Dermatologia, Psicologia e Pneumologia. Desse modo, reuniu-se um corpo docente apto para atuar de forma coordenada dentro dos propósitos interdisciplinares do PPGCS/ESCS, oferecendo diversidade de opções para a formação e atuação dos discentes, que os tornem aptos a contribuir para o ensino, extensão e pesquisa nas universidades públicas e privadas e organizações de saúde governamentais municipais, distritais, estaduais e federais, capazes de lidar com as totalidades e realidades complexas.

Sendo a ESCS uma IES nova, criada em 2001, houve a preocupação em estimular a inclusão de jovens pesquisadores como docentes do PPGCS/ESCS. Desse modo, 7 dos docentes permanentes do programa possuem menos de 7 anos de conclusão do doutorado e podem ser incluídos na categoria de jovens docentes pesquisadore (JDP). São eles:
– Ana Lúcia Ribeiro Salomon Zaban – Ano de conclusão do doutorado: 2014
– José Carlos Quinaglia e Silva – Ano de conclusão do doutorado: 2013
– Laércio Lima Luz – Ano de conclusão do doutorado: 2015
– Luiz Sérgio Fernandes de Carvalho – Ano de conclusão do doutorado: 2015
– Natália Correa Vieira de Melo – Ano de conclusão do doutorado: 2013
– Osório Luis Rangel de Almeida – Ano de conclusão do doutorado: 2013
– Vinicius Zacarias Maldaner da Silva – Ano de conclusão do doutorado: 2015
Duas docentes encontram-se com o estágio pós doutoral em curso:
– Aline Mizusaki Imoto, no Programa de Pós Graduação em Saúde Baseada em Evidências na Universidade Federal de São Paulo, com término previsto para 31 de maio de 2019; e
– Prof. Leila Gottems, no Programa de Pós Graduação em Economia na Universidade de Brasília, com término previsto para 31 de dezembro de 2019. Como parte de seu estágio pós doutoral, realizou a Escuela de Verano Sobre Economias Latinoamericanas na Comissión Económica para America Latina Y el Caribe (CEPAL) em 2018, na sede das Nações Unidas localizada em Santiago, Chile., na sede das Nações Unidas localizada em Santiago, Chile.

A proposta de criação do PPGCS/ESCS com curso de mestrado acadêmico foi submetida para avaliação na Área de Medicina 1 da CAPES e aprovada em 25 de abril de 2016, tendo o curso iniciado em 04 de abril de 2017 com o ingresso da primeira turma de mestrandos. A segunda turma teve início em 03 de abril de 2018. Em 2018, foi iniciado o processo seletivo para os estudantes da terceira turma, que possui previsão de início em abril de 2019. Dos 32 estudantes que ingressaram no curso, 2 concluíram o mestrado.

Desde o seu início, a preocupação principal do PPGCS/ESCS tem sido manter a excelência do profissional de saúde que será formado e da produção científica docente e discente.

Um dos pontos valorizados na formação dos estudantes é a atividade Prática em Docência Orientada, que vai ao encontro de um dos objetivos do PPGCS/ESCS que é a formação em docência.

Finalmente, vale salientar que o PGCS/ESCS é atualmente o único programa de pós-graduação a ofertar curso de mestrado acadêmico em uma instituição pública distrital.

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